Estratégias Competitivas

A maioria dos conteúdos que fala sobre estratégia de marketing, na verdade fala sobre táticas de marketing.

Todos conteúdos partem do principio que a empresa está sempre tentando aumentar o market share e capturar o máximo de clientes o possível.

Assim como numa guerra, a verdadeira estratégia é monitorar os cenários, os recursos seus e do concorrente e definir a melhor direção de ação.

As estratégia de marketing, deve levar como principio que nem sempre o melhor plano é partir para o ataque.

(Ver Kotler Keller, Páginas 321 -329)

Nível 1 – Expansão do Mercado

O primeiro passo de uma marca é tentar conquistar a maior participação possível dentro do seu posiciamento. O Objetivo de toda marca é se tornar líder de mercado.

Nível 2 – Defesa de participação

O segundo passo da marca é defender sua posição de líder de mercado.

Nível 3 – Expansão do Mercado
Quando não for possível executar as duas estratégias anteriores. A empresa pode partir para criar um nova demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.