O que é posicionamento de mercado?

Posicionamento de Marca, Posicionamento Competitivo, Posicionamento estratégico, são essencialmente sinonimos.

Posicionamento é um conceito da estratégia empresarial, trabalhado mais fortemente a partir da decada de 80. muito desenvolvido pelo Porter na area de estratégia empresarial. E consolidado por Al Ries no marketing.
É a posição que determinada marca ocupa na cabeça do consumidor em relação aos seus concorrentes.
Ou seja, o posicionamento acontece querendo ou não querendo.

Quando falamos de posicionamento na estratégia, estamos falando sobre tentar influenciar este processo para o benefício da marca.

A teoria do posicionamento parte do principio que os consumidores primeiro escolhem comprar uma categoria. Por exemplo, “quero comprar um carro sedan economico”, para depois escolher uma marca “ex. Fiat Ka”.

Quando trabalhamos o posicionamento de marca, nosso grande objetivo é ser a marca mais lembrada pelos consumidores para determinada categoria. Isto traz muitas vantagens.

A história do posicionamento: Rosser Reeves > David Ogilvy > Al Ries

Como fazer o posicionamento de marca? Uma marca não é criada, é descoberta. Para escolhermos o posicionamento que queremos reforçar através da comunicação, temos que conhecer muito bem o nosso consumidor, e muito bem os nossos concorrentes (pesquisa de mercado e inteligência competitiva). As vezes é necessário aplicar várias ferramentas para conhecer isto. Pra escolher uma posição que aproveite as vantagens da empresa, as fraquezas dos concorrentes e


Quem faz o posicionamento de marca? Geralmente o posicionamento é considerado uma função atribuida ao marketing. Porém devemos lembrar que ele é uma decisão estratégica, que irá impactar todo o modelo de negócio. Portanto deve seguir o mesmo padrão de outras decisões estratégicas da empresa.

Exemplos: Carros. Ford entrou primeiro não precisou de diferenciação. Mercedez foi o primeiro automovel premium. BMW se diferenciou pela potência. Volvo inicialmente pela segurança. Agora está querendo pegar a categoia de SUVs premium no Brasil.

Exemplo de posicionamento em um negócio de pequeno porte.


1 comentário em “O que é posicionamento de mercado?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *